Campo Grande - MS, Domingo, 22/10/2017

Bonito recebe 3ª edição da FliB que neste mês homenageia as mulheres

Redação

8 de agosto de 2017

Agenda Cultural

Depois do sucesso da 18º FIB, a cidade de Bonito recebe dos dias 08 a 11 de novembro a 3ª Edição da FliB – Feira Literária de Bonito que este ano terá como tema “Literatura: a reinvenção da realidade” e homenageará dois grandes nomes femininos da literatura brasileira: Clarice Lispector e Maria da Glória Sá Rosa.

O evento contará ainda com uma programação versátil que inclui palestras, oficinas, apresentações teatrais e musicais, conversas com autores, além de lançamentos de novos livros, que tem como objetivo, aproximar os amantes da boa literatura e seus escritores.

Os quadrinistas convidados Ricardo Coimbra e Bruno Maron retratam em seus trabalhos situações do cotidiano e levam os leitores a pensar criticamente sobre a vida, com quadrinhos ácidos e de opinião forte. Ambos estarão na feira no sábado (19) para a Roda de Discussão “HQ como Literatura”.

Clarice Lispector – é conhecida como uma das escritoras mais importantes do século 20 e autora das melhores prosas de contos como “Laços de Família” (1960) e de “A Legião Estrangeira” (1964). Em obras como “A Maçã no Escuro” (1961), “A Paixão Segundo G.H.” (1961) e “Água-Viva” (1973).

Sua carreira consiste em mais de 14 livros publicados entre contos, romances, histórias infantis e crônicas. Considerada uma das representantes mais importantes do Modernismo e reconhecida internacionalmente pela “habilidade em descrever o indescritível, exprimir o inexprimível”, como afirma seu amigo Érico Veríssimo, o público poderá conhecer mais sobre a história e passagem dessa grande mulher pela literatura brasileira.

Maria da Glória Sá Rosa –  Conhecida como Glorinha, a escritora sul-mato-grossense desempenhou papel fundamental na cultura do estado. Não só na literatura como também das artes plásticas e do cinema, graças a seu talento e experiência. Escreveu mais de dez livros, vários artigos e participou de diversas conferências nacionais, marcando seu nome na história da literatura sul-mato-grossense.

Assim como essas duas grandes mulheres representam muito bem a literatura, outros destaques seguem aparecendo na FliBonito. A jornalista e escritora ítalo-brasileira Marina Colasanti confirmou presença no evento e ministra a palestra “Falando de Clarice”, além de participar de uma Conversa de Roda, com o tema “Marina para Crianças”. Ela tem publicados mais de 40 títulos, entre eles literatura infantil e poesia. Na literatura adulta, reflete sobre os fatos cotidianos, sobre a situação da mulher no mundo, o amor, a arte e os problemas sociais brasileiros, sem nunca perder a sensibilidade, uma de suas maiores características.

Os escritores independentes também terão oportunidade de divulgar seus trabalhos na FliBonito. A organização disponibilizará um espaço para eles apresentarem seus lançamentos e suas produções. Entre outros autores convidados participarão do evento João Paulo Cuenca, Carlos Herculano, Afonso Borges, João Anzanello Corrascoza, Ademir Assunção, Andrea Zamorano, Cidinha da Silva, Etel Frota, Karina Kristiane Vicelli, Lucilene Machado, Moema Vilele, Patrícia Pirota, Rodrigo Feres, Rodrigo Teixeira e Wagner Merije.

Já as atrações musicais ficam por conta da Orquestra de Viola Vozes do Pantanal , a Orquestra Jovem Fundação Ueze Zahran, Chicão Castro, Melanina Sound Club feat. André Stabile e Guilherme Rondon.

Nas duas edições anteriores, a Flibonito levou mais de 30 mil pessoas à Praça da Liberdade, em Bonito, para participarem de apresentações musicais e teatrais, oficinas, palestras, debates, exibição de filmes, bate-papos e diversas atividades lúdicas. Para 2017, a expectativa é ampliar ainda mais esse número. A programação completa da Feira Literária de Bonito está disponível no site oficial do evento: http://flibonito.com.br/programacao/