Campo Grande - MS, Quinta-Feira, 17/08/2017

19225650_1870960499822185_8284087287809443466_n

Espetáculo Vir(tu)eu, do grupo Streetpop, será encenado nesta quinta

Redação

27 de junho de 2017

Teatro

O novo espetáculo do grupo Streetpop, Vir(tu)eu, será encenado nos dias 29 e 30 de junho, às 20 horas, no Teatro Prosa do Sesc Horto, com entrada franca. O espetáculo, contemplado com o Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança, da Fundação de Cultura de MS, investiga as novas dinâmicas a partir da virtualidade, das relações humanas na contemporaneidade.

Há mais de 15 anos o grupo trabalha na pesquisa, divulgação e fruição das variadas vertentes das danças urbanas. Toda essa criação contou com a produção, direção e provocação cênica de Edson Clair e a preparação corporal de Neide Garrido.

Por meio dos corpos dos bailarinos, visa debruçar-se sobre a reconfiguração de um cotidiano simulado por aplicativos e rodeado pela tecnologia, a fim de entender essa massa de solitários formada por indivíduos que encaram as extensões do homem (gadgets) como partes de seus próprios corpos, como verdadeiros autômatos se fazendo valer das tecnologias para se expressar (as redes sociais se tornaram manifestos, onde na vida real o individualismo impera). Estamos cada vez mais aparelhados com smartphones, tablets, notebooks, usados para mascarar a face de nossa solidão.

Foi por meio da primeira oficina de dança de rua da antiga Funcesp (Fundação de Cultura e Esporte de Campo Grande) em 2002, no Cema da Vila Popular, que a Cia. de dança Streetpop surgiu. E desde então começou a desenvolver uma trajetória de pesquisa e divulgação da dança de rua e suas vertentes.

No ano de 2016 participou do Circuito Dança no Mato, apresentando-se em Sonora, São Gabriel do Oeste e Rio Verde, MS Street Dance Fest, como grupo convidado e o Festival Vale das Ruas, em Nova Andradina/MS, conquistando segundo lugar; em 2015 conquistou o primeiro lugar no mesmo festival. Já em 2014 participou do Festival Internacional de Hip-Hop em Curitiba /PR como grupo selecionado. Além desses eventos estive presente no Circuito Dança no Mato dançando em Aral Moreira, Iguatemi e Rio Brilhante; Dança Campo Grande como melhor grupo de street dance, e do Festival Mato-Grossense de Dança, conquistando o primeiro lugar na categoria Street Dance Avançado.

Informações: Assessoria FCMS