Campo Grande - MS, Domingo, 22/10/2017

Oficina de construção de pipas é uma das atrações do 18° Festival de Inverno de Bonito

Redação

27 de julho de 2017

Cursos

milenar prática de empinar pipas também fará parte da programação do 18° Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 27 a 30 de julho, com a Oficina de Construção de Pipas no Centro de Múltiplo Uso da cidade.

A oficina será ministrada pelos alunos do 3° ano do Ensino Médio da escola estadual Bonifácio Camargo Gomes, sob a supervisão do professor de matemática Wellington Pache, de quinta a sábado com disponibilidade de 20 vagas por dia e quem tiver interesse em participar deve correr para se inscrever gratuitamente na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bonito, porque restam poucas vagas.

A programação contará com uma dinâmica utilizando a música “Olha a Pipa” de Jorge Bem Jor apresentado pelos alunos, aulas de como confeccionar pipas, sua história, contribuição na sociedade e sua aplicação na matemática. O material para confecção das pipas será oferecido pelos palestrantes.

Para o professor Wellington, uma simples pipa foi a descoberta de uma maneira lúdica de ensinar matemática aos alunos e agora eles irão repassar esse conhecimento.

História – A pipa surgiu no Extremo Oriente, mais precisamente na China, há 3000 anos. Sua origem religiosa e mitológica passou a ter fins militares e até virou apoio de investigação científica.

Acredita-se que a pipa foi trazida para o Brasil na época da colonização, por volta de 1956, onde era utilizada pelos negros como oferenda aos deuses e, no Quilombo dos Palmares, para anunciar perigo pelos sentinelas avançadas.

O 18º Festival de Inverno de Bonito – No ano em que completa a maioridade, o “Festival de Inverno de Bonito” (FIB) volta-se para a cidade que há 18 anos é sua anfitriã. Com o objetivo de ressaltar os talentos da região, a programação de 27 a 30 de julho destaca atrações musicais, apresentações culturais e oficinas promovidas por professores, estudantes e artistas bonitenses. Serão 149 atrações artísticas, 32 oficinas e cursos, 09 estandes e 17 horas diárias de programação gratuita!